E como manter a motivação para alcançar objetivos? Eis a questão!…rsrs
Você já tentou alcançar um objetivo que era muito trabalhoso, como, perder peso, terminar um curso, uma faculdade ou frequentar uma academia? Então já sabe como é difícil manter a motivação para alcançar objetivos!…rs
Aprender a motivar a si mesmo é fundamental para alcançar as metas propostas, principalmente as de longo prazo. Só quando existe a verdadeira motivação para alcançar objetivos, é que movemos nossos esforços para conseguir aquilo que tanto desejamos. É graças à chama da paixão que esse objetivo é atingido e claro somente com um propósito bem definido se chega lá!
Como humanos, sempre procuramos participar de atividades que nos proporcionem gratificação instantânea. Perseguir metas de longo prazo é difícil, porque não possui recompensa imediata, deixando-nos em modo de espera.
Mesmo aqueles que amam o que fazem e estão no caminho, de viver o seu propósito, sua missão de vida, aqueles que sabem exatamente o que querem, ainda assim, acordam sem motivação de vez em quando. Isso acontece a todos nós!
O que fazer então, para criar a motivação para alcançar objetivos?
Você já deve ter percebido que sem motivação não vamos a lugar nenhum e ainda deixamos de lado nossos objetivos e sonhos. Portanto, é necessário buscar a motivação que nada mais é do que o incentivo, o empurrão para nos movermos em direção ao que queremos. E claro ela vem de dentro de nós, do nosso emocional, por isso tão importante o autoconhecimento. Mahatma Gandhi já dizia:
“A força não vem da capacidade corporal, e sim da vontade da alma”.
Algumas dicas que podem ser útil:
Seja Positivo em qualquer situação:
Claro que vão aparecer adversidades, dificuldades no meio do caminho, mas a intensidade deles e o tempo que levaremos para contornar, vai depender da forma como os encaramos. Podemos olhar cada adversidade como um treino, uma maneira de aprendermos e nos tornarmos mais fortes e melhores. Encare tudo como aprendizado.
Comprometa-se com seu objetivo:
O primeiro passo, para se chegar onde queremos é saber o que queremos, ter certeza absoluta que é aquilo que buscamos. Não perca de vista o que almeja. Você não precisa saber quais são as formas de se chegar lá, apenas decida o que quer e acredite que o Universo, Deus, o Criador, encontrará os meios de trazer isso até você! Enquanto isso, faça a sua parte, esteja comprometido, faça tudo que estiver ao seu alcance!
Valorize cada pequena conquista:
Segundo estudos da Inteligência Emocional, comprovados cientificamente, e comentado na Wikipédia, (como um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros) quando comemoramos os resultados de uma meta, quando nos premiamos por algo alcançado, criamos mais motivação para ir ao próximo nível.
Portanto, não deixe de “aproveitar o caminho enquanto sobe a montanha”! Valorize cada pequena conquista!
Uma última dica é de um estudo feito por psicólogos que há anos relacionam os problemas mais comuns inerentes ao autocontrole com a falta de motivação de transformar o conhecimento em ação.
O senso comum diz que se você não consegue atingir seu objetivo, deve pedir conselho para alguém que já foi bem-sucedido no que você busca. Por exemplo, alguém que já conseguiu o emprego que você quer, ou que perdeu peso, foi promovido, etc.
De acordo com Eskreis-Winkler, psicóloga da Wharton School que estuda motivação, e Ayelet Fishbach, professor de Ciência Comportamental na Escola de Negócios Booth, da Universidade de Chicago, essa premissa não ajuda. Para eles, a chave de como se motivar é o contrário: aconselhar os outros…rs
Isso acontece porque geralmente as pessoas desmotivadas frequentemente sabem o que precisa ser feito para alcançar seus objetivos, mas não o fazem, não agem de acordo por não acreditarem em si mesmos.
Dar conselhos, em vez de recebê-los, parece ajudar pessoas desmotivadas a se sentirem poderosas, porque envolve refletir sobre o conhecimento que elas já possuem!
Isso faz total sentido, basta estudar pessoas de sucesso que vai descobrir que a maioria delas, estão em ramos de atividades onde era sua maior dificuldade. No início ensinavam os outros, mas ainda não fazia o que realmente orientavam. E com o tempo aquilo foi se incorporando em si mesmo e ela também passou a se comportar como aconselhava!… rsrs
Olha só que coisa legal…rsrs então bora lá aconselhar os outros a fazerem aquilo que ainda não estamos fazendo, em questão de pouco tempo estaremos motivados para alcançar objetivos que queremos…rsrs
Grande Beijo, e até mais!
Para ser atendido por mim CLIQUE AQUI!
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Bem por aí! Gratidão!